Este site permite o acesso ao protótipo de classificação do sistema Boamente, em que o profissional de saúde digita sentenças que indicam ou não indicam ideação suicida.
O protótipo reconhece se uma sentença CONTÉM IDEAÇÃO SUICIDA e NÃO CONTÉM IDEAÇÃO SUICIDA. Também é exibida a probabilidade do texto digitado pertencer a cada classe.
Logo, o sistema é uma ferramenta útil focada no processo de tomada de decisão para a realização de intervenções em determinados pacientes durante terapias presenciais ou utilizando outras ferramentas digitais.
Além de classificar textos, este protótipo de classificação fornece uma interface com explicação, ou seja, apresenta os termos que contribuíram positivamente ou negativamente para a classe.
Em outras palavras, apresenta os termos que contribuem para a sentença ser reconhecida como texto de ideação suicida ou não.
Essas explicações através de gráficos, pontos de cada palavras e palavras destacadas podem auxiliar o profissional a entender por que uma sentença foi indicada ou não como ter ideação suicida.
As explicações podem ser úteis para documentar e justificar as decisões do profissional de saúde mental em uma intervenção com o paciente.
Assim, o sistema será uma ferramenta de geração de evidências para auxiliar a tomada de decisão dos profissionais de saúde.
Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos das explicações sobre a confiança dos profissionais de saúde mental na utilização de um sistema baseado em inteligência artificial no monitoramento de ideação suicida de seus pacientes
Cada participante terá acesso às duas interfaces em períodos distintos: uma sem explicação e uma com explicação.
Assim, os participantes poderão analisar se realmente são importante as explicações, se há vieses no processo de reconhecimento de textos e se uma frase é classificada corretamente com base nas explicações, além de verificar o desempenho de classificação.